Não sabe como fidelizar clientes na imobiliária? Descubra agora!

Não sabe como fidelizar clientes na imobiliária? Descubra agora!

como fidelizar clientes na imobiliária

A fidelização de clientes é uma estratégia que deve ser implantada no negócio. Quando o consumidor é leal à marca, existe a disposição de retornar várias vezes para negociar ou interagir. A razão disso se deve às boas experiências vivenciadas, além dos excelentes produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, é essencial entender como fidelizar clientes na imobiliária.

Mas como conseguir esse objetivo? De que forma uma parceria especializada pode ajudar nessa conquista? Neste artigo, apontaremos as melhoras práticas para criar consumidores apaixonados pela marca. Acompanhe os próximos tópicos!

Leia também: 4 técnicas de atendimento ao cliente para a sua imobiliária

Qual é a importância da fidelização de clientes?

Podemos dizer que a expansão dos negócios é o maior motivo para cativar a fidelização dos clientes. Uma vez que essa lealdade os fará divulgar os produtos e serviços da imobiliária — o precioso marketing boca a boca. Esse tipo de divulgação tem um poder muito maior do que todas as estratégias adotadas pelo time de marketing e vendas.

De fato, uma pesquisa realizada pela World of Mouth Marketing Association mostrou que uma indicação feita por um amigo, familiar, conhecido ou contato da rede social gera uma elevação de 13% nas vendas da empresa. A razão disso é que confiamos mais nas palavras de outros consumidores do que na das marcas.

Outro benefício da fidelização está ligado ao Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Não é novidade que o custo financeiro para adquirir um novo consumidor é muito maior do que reter um que já está na base de relacionamento. Sendo assim, a lealdade dos consumidores gera duas coisas fundamentais para o sucesso da imobiliária: atração de novos clientes e redução do custo financeiro, o que faz toda a diferença nos resultados.

Como fidelizar clientes na imobiliária?

A possibilidade de fazer clientes fiéis recrutarem novos (e ainda aumentar os lucros da imobiliária) é algo que deveria estimular gestores a adotar medidas voltadas para a fidelização. Mas quais são as melhores estratégias? Vejamos algumas delas!

1. Entenda as necessidades

Algo que nos toca é percebermos o interesse dos outros em nos ajudar — chamamos isso de solidariedade. Porém, existe algo que vai além e gera um sentimento ainda mais forte: a empatia, ou seja, quando o outro se coloca em nosso lugar tentando entender o que sentimos e precisamos.

A solidariedade e a empatia geram um entendimento profundo das dores dos consumidores. Por isso, a imobiliária deve oferecer produtos e serviços que supram essas necessidades, bem como apontar soluções que o cliente nem imaginava que faria diferença na vida dele.

Para isso, a empresa precisa escutar mais os consumidores, seja por telefone, seja por comentários nas redes sociais. Se fôssemos mensurar o quanto a marca precisa ouvir um cliente durante uma interação, seria 80%, os outros 20% é a parte do diálogo que cabe à empresa falar.

2. Invista em um atendimento personalizado

Seguindo as dicas do tópico anterior, fica mais fácil realizar um atendimento personalizado. Em termos simples, esse tipo de contato significa que a imobiliária interage com o cliente do jeito que mais agrada a ele, e não o contrário. Uma maneira de atingir esse nível de atendimento é flexibilizando a oferta de canais, como ocorre no conceito omnichannel. Funciona assim, a empresa viabiliza o contato por meio de:

  • Telefone;
  • Chat;
  • Mensagens instantâneas de aplicativos;
  • Redes sociais. 

Diante dessas opções, o consumidor pode escolher uma ou várias formas de se comunicar com a empresa. Apesar disso, o histórico de compras ou de relacionamento do cliente não será perdido, pois todos os canais são integrados.

Vale lembrar também os bots (robôs de interação), que são fundamentais para atender os consumidores com mais rapidez. Além disso, essas ferramentas podem atuar em horários em que os atendentes humanos não estão disponíveis. Desse modo, o cliente se sentirá ouvido a qualquer hora do dia.

3. Entregue valor desde o começo

Entregar valor parece uma expressão muito abstrata — e é mesmo. Entretanto, é uma prática que apresenta resultados sólidos. Quando falamos de oferecer valor, nos referimos a disponibilizar um produto ou serviço que dê algum benefício para os clientes que, por sua vez, ficariam dispostos a até pagar mais caro. Talvez citando a famosa expressão: “eu paguei com gosto”.

Então, fica bem óbvio que a entrega de valor gera a lealdade do cliente. Mas como fazer isso na prática? Imagine que um cliente esteja interessado em uma casa de campo para passar os fins de semana com a família. A negociação com a equipe de vendas está a “todo o vapor”, mas o consumidor ainda não tomou a decisão final.

Talvez, a oferta de passar um dia com a família na residência pagando apenas metade de uma diária locatícia seja o que fechará a venda. Identificou o valor? A estadia gerará uma conexão entre o cliente e o imóvel, além do encantamento com a oferta da imobiliária. Após isso, a probabilidade desse consumidor ser leal e recomendar a imobiliária é enorme.

Como fidelizar clientes na imobiliária com a ajuda da Velo?

A tecnologia é uma grande aliada na fidelização de clientes. Por meio de ferramentas desenvolvidas para o setor de imóveis, a empresa consegue aprimorar os serviços oferecidos ao seu público-alvo. Como exemplo, podemos citar a plataforma Velo, que busca facilitar o processo de locação de imóveis.

Isso é possível porque a Velo reduz os trâmites burocráticos que cansam o cliente e diminuem os lucros da imobiliária. Essa forma descomplicada de relacionamento gera satisfação e a consequente fidelização dos consumidores. Entre as funcionalidades e serviços oferecidos pela Velo para as imobiliárias, estão:

  • Análise cadastral;
  • Análise de crédito;
  • Cobrança;
  • Assessoria jurídica;
  • E muito mais!

Já os clientes não precisam apresentar um fiador, pois a Velo atua como garantia locatícia. Ademais, todo o processo de documentação é realizado pela internet. Sem dúvida, a Velo é uma plataforma que oferece benefícios tanto para a imobiliária quanto para o consumidor. Assim, ambos saem satisfeitos.

Enfim, o mercado imobiliário está mudando com a transformação digital e o novo comportamento do consumidor. Porém, há algo que nunca muda: se agradar ao cliente, a empresa sempre será lembrada por ele. Afinal, entender como fidelizar clientes na imobiliária é o segredo para bons resultados.

Gostou do nosso artigo? Quer encantar os seus clientes com serviços de qualidade? Conheça a Velo! Entre em contato com os nossos especialistas e facilite o processo de locação dos seus imóveis!

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